2010

Dia do Médico: 18 de Outubro

Chamar a atenção da sociedade, em especial dos gestores e dos tomadores de decisão, para a  importância de valorizar a Medicina e a assistência em saúde no Brasil. Este é o mote da campanha preparada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelos conselhos regionais de medicina para marcar o mês de outubro, quando se comemora o Dia do Médico. A iniciativa é mais uma etapa na luta em busca de maior reconhecimento para o trabalho realizado por cerca de 350 mil profissionais em todo o país.

A campanha deste ano inclui a distribuição de cartazes, folders e adesivos, além de instalação de peças publicitárias em aeroportos, ônibus urbanos e outdoors. Também estão previstas inserções em emissoras de rádio e TV com spots e videos especialmente produzidas sobre o tema. A veiculação começa em 10 de outubro e deve se estender até 10 de novembro.

“Nossa mensagem é para todos. É fundamental que a sociedade faça uma profunda reflexão sobre o papel da Medicina e da atenção atribuida à Saúde pelos gestores públicos e privados. Essa preocupação se justifica pela relevância do tema na definição de políticas sociais. A missão do médico é cuidar, salvar vidas, mas é preciso assegurar a ele as condições para que que atinja suas metas”, ressaltou o conselheiro Desiré Carlos Callegari, 1º secretário do CFM e responsável pelo desenvolvimento das ações deste ano.

“Reconhecimento, respeito e condições de trabalhar pela saúde de todos”. Essas máximas, que serão ressaltadas nas peças divulgadas durante outubro, exemplificam alguns dos pontos de maior preocupação da categoria médica. “Longe de ser uma pauta corporativista, os profissionais da Medicina exigem a adoção de medidas que beneficiem a todos, sobretudo os pacientes e seus familiares. Eles merecem o melhor e o melhor significa acesso a estrutura de atendimento, com profissionais bem treinados e remunerados”, lembrou o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila.

Mas a pauta dos médicos não ficará restrita à publicidade. Ao longo do mês, os líderes da categoria em nível federal e nos estados conduzirão ações que pretendem colocar a valorização da Medicina e da Saúde no foco das atenções. A mobilização prevista para o dia 26 de outubro, em Brasília (leia mais na página 3) integra esforço, que deve ser amplificado com a realização de outras atividades nos estados. “As mudanças exigem articulação e trabalho intenso. Para chegar onde queremos, é necessário ocupar espaço no debate político e convencer pelos argumentos”, sinaliza Callegari.


Mobilização do Dia 26

Os profissionais de todo o país pretendem estar em Brasília, no dia 26, para uma mobilização nacional durante a qual as lideranças das entidades apresentarão aos gestores, aos tomadores de decisão e à sociedade brasileira a pauta mínima de reivindicações para garantir à população assistência adequada e ao profissional condições de exercer a medicina com dignidade.
 
Para o 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá, a saúde tem que ser prioridade de qualquer governo. “Nós [médicos brasileiros] colocaremos para a sociedade e autoridades mais amplamente nossas preocupações em relação à situação dos médicos e ao atendimento da saúde no país. A saúde é a principal preocupação dos brasileiros, segundo todas as pesquisas. Vamos dar ao tema o eco necessário para que entre definitivamente na pauta dos governos atuais e futuros".
 
A proposta é agendar reunião com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, simbolizando o Poder Executivo. Depois do encontro, o grupo irá caminhar até o Congresso Nacional aonde promoverão um ato político com a participação de líderes partidários.
 
A mobilização é promovida pela Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam).


Site do Mês do Médico

O CFM lançou um site do mês do médico para divulgação de homenagens e mobilizações: http://www.medico.cfm.org.br/diamedico

 

 




Associação Médica Brasileira The Internacional Academy of Cytology Sociedad Latino Americana de Citopatologia
Vaga para Citotécnico em SP

O Grupo Fleury , São Paulo, oferece oportunidade de trabalho, uma vaga para atuar com Citologia.
Vaga para Citotécnico em BH

O Instituto Mário Pena, em Belo Horizonte, oferece oportunidade de trabalho, em seu Laboratório de Anatomia Patológica, na função de Citotécnico.
Diretrizes para o rastreamento do câncer do colo do útero entram em consulta pública

Sócios, por favor contribuam com sugestões ou comentários para as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero.
Simpósio Itinerante de Citopatologia Ginecológica Recife 2015

Banner Itinerante de Citopatologia Ginecológica Recife 2015
Aulas da Dra. Dina Mody

Aulas já estão sendo enviadas para os e-mails cadastrados no site do congresso.
Resolução CFM nº 2.074/2014

Foi publicada no dia 28/07/2014 a Resolução CFM nº 2.074/2014 após reuniões entre a SBC e o Conselho Federal de Medicina.
Prorrogada a inscrição de Temas Livres

Prorrogada a inscrição de Temas Livres para o dia 08.08. 2014. Essa será a data limite e a oportunidade de você divulgar seus trabalhos científicos no XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia.
Lei 13.003 de 24 de junho de 2014

Médicos do Brasil têm garantido o reajuste anual nos contratos e a possibilidade de arbitramento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Inscrições nos Temas Livres no XXIII CBC - João Pessoa - PB

Encontram-se abertas até 25 de julho as inscrições dos Temas Livres do XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - 2014.
XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - João Pessoa - PB

Programação Preliminar já disponível. Inscrição Prorrogada até 20 de junho 2014.
XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - João Pessoa - PB

Professores Internacionais Confirmados. Programação preliminar prevista para divulgação no dia 29 de maio de 2014.
Cervical Cytplogy Bethesda: Open comment invite-SBC

Revisão da Nomenclatura de Bethesda 2014
Agora é definitivo: Citotécnicos na CBO

Os citotécnicos já se encontram devidamente cadastrados na CBO. Parabéns pela conquista!
Atualizações das Portarias da QUALICITO

Encontra-se a disposição dos sócios. Documento norteador para a habilitação de Laboratório, tipo I e tipo II pela Qualificação Nacional em Citopatologia; Portarias 3388 e 176. Acesse os links.
Citotécnicos na Classificação Brasileira de Ocupações

É com muita satisfação, para nós que fazemos a atual diretoria da Sociedade Brasileira de Citopatologia, que anunciamos a inclusão dos citotécnicos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) muito provavelmente em 2013 ou no mais tardar, início de 2014.
Carta ao Exmo. Ministro da Saúde Dr. Alexandre Padilha

Monitoramento Externo de Qualidade. A matéria na íntegra poderá ser acessada através da intranet.
Despacho 0216/2013 do CFM - direito de emitir laudos citopatológicos

Despacho 0216/2013 do CFM - direito de emitir laudos citopatológicos. A matéria na íntegra poderá ser acessada através da intranet.
Consolidado da Tabela CBHPM

Está disponível na intranet o consolidado da Tabela CBHPM referente aos procedimentos realizados na Citopatologia. Acesse e dê sugestões atualizadas para secretaria@citopatologia.org,br
Mensagem da diretora de defesa profissional Dra. Raquel Almeida

Informações sobre o Projeto de Lei da Regulamentação da Medicina.
Mensagem da Vice-Presidente Centro-Oeste Dra. Valéria A. N. Santos

Os sócios contam agora com o CITO NOTÍCIAS SBC onde poderão encaminhar suas contribuições e sugestões.
CITO NOTÍCIAS SBC

Informamos que a partir desse mês de março começará a circular por meio eletrônico o CITO NOTÍCIAS SBC. Você sócio, aproveite e utilize mais esse canal de informações! A Diretoria
Conselho Federal de Medicina (CFM) desenvolveu projeto CRM-Digital

O CFM desenvolveu projeto que permitirá o acesso dos médicos brasileiros a um novo modelo de cédula de identificação profissional.
Senado Federal - Dispõe sobre o exercício da medicina

SCD 268/02 - Dispõe sobre o exercício da Medicina.
Eleita a nova Diretoria para o biênio 2013-2016

A diretoria será empossada na Assembléia Geral Extraordinária(AGE) convocada para o dia 07 de dezembro de 2012, durante o evento - “Revisitando a punção aspirativa (PAAF)” e “Workshop em Punção Aspirativa (PAFF)” em Curitiba.

Associação Médica Brasileira
The Internacional Academy of Cytology
Sociedad Latino Americana de Citopatologia

Intranet


 





Home | A SBC | Diretoria | Estatuto | História | Associe-se | Citonet | Artigos Científicos | Legislação | Título de Especialista |
Notícias | Informe SBC | Eventos | Links | Fale Conosco

SBC - Rua Siqueira Campos, 43, sala 736, Copacabana, CEP:22031-901 - Rio de Janeiro/RJ, Telefone (21) 2255-7502