2013

Mensagem da Vice-Presidente Centro-Oeste Dra. Valéria A. N. Santos

Mensagem  dos sócios

Há mais de 50 anos nossa Sociedade Brasileira de Citopatologia foi fundada, e mantém-se em atividade através do esforço de vários colegas das diversas diretorias que se sucedem, e do apoio dos sócios.
Temos muito a agradecer aos que emprestaram e emprestam horas, dias ou ainda anos de suas vidas a atividades administrativas, políticas, jurídicas e científicas voltadas a todos nós. Mas na verdade todo e qualquer sócio pode ceder um pouco de seu tempo e de suas ideias. As universidades, por exemplo, são fontes inesgotáveis de especialistas. Ter assistido a uma aula de “Citologia” durante meu curso médico, foi para mim fator decisivo na escolha da especialidade de Patologia. E entre nós, inúmeros professores universitários podem incentivar seus alunos a se aproximarem e conhecerem melhor a Patologia/Citopatologia.     Por outro lado, nada mais atrativo e estimulante do que cursos e congressos onde atividades científicas e congraçamento se harmonizam. Enquanto preceptores de residência médica, por que não estimulamos uma maior participação dos residentes de Patologia nos congressos de Citopatologia ?! Além de agregarem mais conhecimento, ampliarão as suas mentes e, se já não o fizeram, lá terão grande chance de conhecer seus “ídolos”.  E aqui cabe a sugestão da cobrança de valores mais acessíveis e atrativos para os residentes, e apenas simbólicos para estudantes de medicina. Lembremo-nos dos gastos adicionais com passagens, hospedagem, alimentação. E o que a primeira vista poderia parecer prejuízo, é sim, investimento...  
Por que não lhes solicitamos sugestões para os eventos científicos, inserindo-os “precocemente” e de vez em nosso mundo?! Poderemos ter surpresas agradáveis.                  Também não deveríamos perdê-los de vista até a realização da prova para título de especialista, lembrando que quanto mais próximo à residência, maior a concentração de informações diversificadas e atualizadas.
E neste início de século onde novas tendências e perspectivas se definem, fica comprovada que a associação dos mais antigos e experientes com a audácia e urgência dos mais jovens é receita de sucesso.                                                                                                                        Fiquemos atentos. Estes jovens têm muito a nos dizer. E por maior que pareça a nossa percepção de futuro, o futuro também é deles.
Ao Collaço, o apreço por todo o trabalho realizado, por seu discreto e muito ativo mandato; de um verdadeiro líder que sabe ouvir e que sabe fazer o que precisa ser feito. Ao Almada, a certeza do sucesso de nosso próximo Congresso. O teor poético de sua fala na abertura do XIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - Rio de Janeiro, 1991 - serviu de estímulo para o início de minha carreira na Citopatologia. À Letícia, nossa querida presidente, toda a força e sabedoria dos que não se abatem com a perda de uma ou outra batalha, mas que se miram à frente e para frente, sempre.


Valéria Araújo do Nascimento Santos
(vice-presidente Centro-Oeste – sócia desde 1994)




Associação Médica Brasileira The Internacional Academy of Cytology Sociedad Latino Americana de Citopatologia
Vaga para Citotécnico em SP

O Grupo Fleury , São Paulo, oferece oportunidade de trabalho, uma vaga para atuar com Citologia.
Vaga para Citotécnico em BH

O Instituto Mário Pena, em Belo Horizonte, oferece oportunidade de trabalho, em seu Laboratório de Anatomia Patológica, na função de Citotécnico.
Diretrizes para o rastreamento do câncer do colo do útero entram em consulta pública

Sócios, por favor contribuam com sugestões ou comentários para as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero.
Simpósio Itinerante de Citopatologia Ginecológica Recife 2015

Banner Itinerante de Citopatologia Ginecológica Recife 2015
Aulas da Dra. Dina Mody

Aulas já estão sendo enviadas para os e-mails cadastrados no site do congresso.
Resolução CFM nº 2.074/2014

Foi publicada no dia 28/07/2014 a Resolução CFM nº 2.074/2014 após reuniões entre a SBC e o Conselho Federal de Medicina.
Prorrogada a inscrição de Temas Livres

Prorrogada a inscrição de Temas Livres para o dia 08.08. 2014. Essa será a data limite e a oportunidade de você divulgar seus trabalhos científicos no XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia.
Lei 13.003 de 24 de junho de 2014

Médicos do Brasil têm garantido o reajuste anual nos contratos e a possibilidade de arbitramento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Inscrições nos Temas Livres no XXIII CBC - João Pessoa - PB

Encontram-se abertas até 25 de julho as inscrições dos Temas Livres do XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - 2014.
XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - João Pessoa - PB

Programação Preliminar já disponível. Inscrição Prorrogada até 20 de junho 2014.
XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - João Pessoa - PB

Professores Internacionais Confirmados. Programação preliminar prevista para divulgação no dia 29 de maio de 2014.
Cervical Cytplogy Bethesda: Open comment invite-SBC

Revisão da Nomenclatura de Bethesda 2014
Agora é definitivo: Citotécnicos na CBO

Os citotécnicos já se encontram devidamente cadastrados na CBO. Parabéns pela conquista!
Atualizações das Portarias da QUALICITO

Encontra-se a disposição dos sócios. Documento norteador para a habilitação de Laboratório, tipo I e tipo II pela Qualificação Nacional em Citopatologia; Portarias 3388 e 176. Acesse os links.
Citotécnicos na Classificação Brasileira de Ocupações

É com muita satisfação, para nós que fazemos a atual diretoria da Sociedade Brasileira de Citopatologia, que anunciamos a inclusão dos citotécnicos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) muito provavelmente em 2013 ou no mais tardar, início de 2014.
Carta ao Exmo. Ministro da Saúde Dr. Alexandre Padilha

Monitoramento Externo de Qualidade. A matéria na íntegra poderá ser acessada através da intranet.
Despacho 0216/2013 do CFM - direito de emitir laudos citopatológicos

Despacho 0216/2013 do CFM - direito de emitir laudos citopatológicos. A matéria na íntegra poderá ser acessada através da intranet.
Consolidado da Tabela CBHPM

Está disponível na intranet o consolidado da Tabela CBHPM referente aos procedimentos realizados na Citopatologia. Acesse e dê sugestões atualizadas para secretaria@citopatologia.org,br
Mensagem da diretora de defesa profissional Dra. Raquel Almeida

Informações sobre o Projeto de Lei da Regulamentação da Medicina.
Mensagem da Vice-Presidente Centro-Oeste Dra. Valéria A. N. Santos

Os sócios contam agora com o CITO NOTÍCIAS SBC onde poderão encaminhar suas contribuições e sugestões.
CITO NOTÍCIAS SBC

Informamos que a partir desse mês de março começará a circular por meio eletrônico o CITO NOTÍCIAS SBC. Você sócio, aproveite e utilize mais esse canal de informações! A Diretoria
Conselho Federal de Medicina (CFM) desenvolveu projeto CRM-Digital

O CFM desenvolveu projeto que permitirá o acesso dos médicos brasileiros a um novo modelo de cédula de identificação profissional.
Senado Federal - Dispõe sobre o exercício da medicina

SCD 268/02 - Dispõe sobre o exercício da Medicina.
Eleita a nova Diretoria para o biênio 2013-2016

A diretoria será empossada na Assembléia Geral Extraordinária(AGE) convocada para o dia 07 de dezembro de 2012, durante o evento - “Revisitando a punção aspirativa (PAAF)” e “Workshop em Punção Aspirativa (PAFF)” em Curitiba.

Associação Médica Brasileira
The Internacional Academy of Cytology
Sociedad Latino Americana de Citopatologia

Intranet


 





Home | A SBC | Diretoria | Estatuto | História | Associe-se | Citonet | Artigos Científicos | Legislação | Título de Especialista |
Notícias | Informe SBC | Eventos | Links | Fale Conosco

SBC - Rua Siqueira Campos, 43, sala 736, Copacabana, CEP:22031-901 - Rio de Janeiro/RJ, Telefone (21) 2255-7502