2008

Falecimento da Dra Dorothea Ferlin

Dr. Luiz Alberto Fernandes Soares
Citopatologista - POA/RS

Dra. DorotheaCerramos os olhos não desejando acreditar. Mas é pura verdade.  Ontem (....), ao entardecer a querida Dama da Citopatologia Brasileira - Professora doutora Dorothea Ferlin encerrara sua nobre trajetória no seio do Planeta Terra, deixando saudade entre seus milhares de amigos, alunos, colegas de profissão e admiradores.

Essa nobre dama da citologia ginecológica, depois citopatologia, que fora a precursora ativa, estrela iluminada, farol nobilitante da citologia gaúcha deixara as marcas inapagáveis de suas virtudes desenhadas para sempre por todos os espaços científicos que trilhara e seu nome escrito com legenda em ouro mássico na memória de todos os profissionais que tiveram o privilegio de conviver com sua cultura, com sua sensibilidade na qualidade de verdadeira artista plástica dos painéis da cito.

lâminaA sua existência fora uma larga lição de vida para os seus amáveis familiares e para todos nós que em muitos momentos tivemos a oportunidade de ouvir suas aulas ricas de ensinamentos, escutar a mansidão amena de suas voz e confrontar os olhar com aqueles olhos claros como a própria luz das luas das primaveras pampianas e sentir a firmeza de seu caráter, a força enérgica de sua conduta, a pujança de sua personalidade diante dos arredios, dos sonolentos e dos que tentassem desvirtuar a filosofia das leis e violar as diretrizes dos roteiros de trabalho.

lâminaFora uma querida companheira de congressos, de eventos científicos, organizada e organizadora, exigente e coerente, professora e estudante, amiga e protetora e tinha sempre um sorriso estampado na face serena que lhe servia de perene retrato da grandeza de seu sentimento.

Sua posição solene e virtuosa sabia respeitar com humildade, a conduta dos colegas e ao mesmo tempo, sua majestosa presença exigia respeito e compreensão, sem que nenhuma palavra fosse expressada, através da melodia de sua voz.

O conteúdo do necrológio da Dra. Dorothea contém a própria e soberba história da citopatologia nacional, bem como da Sociedade Brasileira de Citopatologia a qual sempre servira e fora uma das estrelas luminescentes que brilhava com vivo fulgor.

Conversar com a Dra. Dorothea sobre ciência enfocando a citologia era o mesmo que abrir um livro escrito pelo mais eloqüente escritor cientifico.

Na condição de um dos seus verdadeiros admiradores e apaixonado pela seriedade de sua conduta disciplinada e disciplinadora, não podemos esquecer da profundidade de sua riqueza espiritual e nem silenciar diante de sua sensibilizante ternura, envolta no imo de uma humildade que não tem idioma que a defina.

Dra. Dorothea

Neste instante de saudade que pouco a pouco se apossara de nossas almas começamos a seguir para as tradicionais  páginas do pretérito e nos vem a memória, as viagens culturais que empreendemos para o interior do Estado gaúcho com a finalidade de  divulgarmos e discutirmos fisiologia e citopatologia e que sempre serviram para unir um selecionado grupo de interessados na consagrada especialidade.

Realizamos congraçamentos internacionais com amigos e colegas Argentinos e Uruguaios na fronteira das três Pátrias, que ficaram perenizados  na cronologia de  nossas vidas.

A sua presença sempre fora tão marcante e cheia de ideais que ao memorizarmos, neste átimo do tempo, a sua existência;  lindas e persistentes histórias voltam a bailar em nossa mente carreando o ontem para o infinito interior de nossos atuais momentos.

Ela, a "Dra. Dorothea" o pronome que sempre conjugávamos ao nos dirigirmos à querida dama da cito gaúcha incrustara lembranças amáveis em meu coração e de minha esposa que jamais, por mais que o tempo caminhe para o ontem, não serão esquecidas.

Tivemos o privilégio de conhecer o Dr. Ferlin, o Tenente Médico Ferlin, seu digno e jovem esposo na cidade de Uruguaiana há 50 anos, quando tivemos o prazer de sermos seu soldado,  oportunidade que conhecemos a médica ginecologista Dra. Dorothea que fizera imenso trabalho junto a comunidade.

Os anos se passaram e trinta e cinco anos mais tarde voltamos a nos encontrar com o Dr. Dirceu Caetano Ferlin, agora na condição de Coronel Médico Diretor do Hospital Geral do Exército, em Porto Alegre, também já tínhamos atingido esse posto. Em 1990 quando festejamos o Primeiro Centenário do Hospital Militar fora homenageado com o Bisturi de Ouro.

Reencontramos a Dra. Dorothea em plena atividade, agora totalmente voltada para a citologia, atuando na qualidade de mestra da Universidade. Tempos depois nos unimos através do Capítulo da Sociedade Brasileira de Citopatologia do Rio Grande do Sul e nunca mais nos perdemos de vista, mesmo após terem arrefecidas suas atividades junto ao capítulo.

Podemos dizer em alto e bom tom, que seu deambular pelas ruas e avenidas do mundo terrenal semeou, colheu, produziu e doou, soube ser nobre de personalidade forte, caráter realista  e principalmente luminoso e idealista.

A Cito Gaúcha - da qual era o esteio, a lâmpada e a precursora está  de tarja preta, e coração partido pela partida precoce de nosso querida dama virtuosa e soberba.

Nossos corações em lágrimas dizem segue para o Reino de Amor e Luz desse Mundo Maior, pois, foste para nós um celeiro de bênçãos animado pelo carinho e pela ternura de um coração feliz e criativo.

A partir de agora as nossas orações serão de fervor e gratidão ao Pai Celestial pela gigantesca alma que conviveu ao nosso lado por largo espaço de tempo e sempre fora o exemplo de dignidade, de compreensão, e de paz.

O que resta-nos  a dizer é que diante da grandeza dessa bela Dama da Citopatologia Brasileira -  Professora Dra. Dorothea Ferlin:

- Glorifiquem-se nossos corações pela amiga que tivemos.

- Ufane-se a Sociedade Brasileira de Citopatologia e a Medicina de nosso País pela sua  virtuosidade cientifica.

- E confortem-se, consolem-se os queridos familiares - esposo, filhos, netos, irmãos e cunhados pela amável mãe e protetora que fora a luz de todos os momentos e de todas as horas.

Com muita emoção e gratidão um amigo e admirador de sempre

Outras Manifestações

Dra. Profa. Marília Cechela - Santa Maria - RS

Foi com MUITA tristeza que recebi a notícia da partida da Drª Dorothea. Que pena... Fiquei relembrando o seu jeito de dar aula, de conversar, de rir, seu entusiasmo contagiante pela Citologia, nos vários encontros que tive com ela. Inclusive lembrei do meu primeiro encontro com ela, que foi aqui em S. Maria, naquele I Seminário Gaúcho de Citopatologia organizado por ti, em 26-27 março de 1993.

E dizer que já se foram 15 anos... Naquela ocasião, Dorothea presentou-me, ao término, com um pequeno mimo: deu-me a "Árvore da Felicidade", um trabalho artesanal com pedras naturais. Dorothea foi a nossa grande Dama da Citopatologia mesmo. Abriu caminho e deixou suas marcas por todos os lugares por onde passou.

Margarida Moraes

Dra. Dorothea também foi muito importante na minha vida de citopatologista iniciante, quando em 1971 iniciei minha carreira.     Lembro-me bem do seu sorriso fácil e de sua postura afetuosa. Muitas saudades para sempre.

 

 




Associação Médica Brasileira The Internacional Academy of Cytology Sociedad Latino Americana de Citopatologia
Vaga para Citotécnico em BH

O Instituto Mário Pena, em Belo Horizonte, oferece oportunidade de trabalho, em seu Laboratório de Anatomia Patológica, na função de Citotécnico.
Diretrizes para o rastreamento do câncer do colo do útero entram em consulta pública

Sócios, por favor contribuam com sugestões ou comentários para as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero.
Simpósio Itinerante de Citopatologia Ginecológica Recife 2015

Banner Itinerante de Citopatologia Ginecológica Recife 2015
Aulas da Dra. Dina Mody

Aulas já estão sendo enviadas para os e-mails cadastrados no site do congresso.
Resolução CFM nº 2.074/2014

Foi publicada no dia 28/07/2014 a Resolução CFM nº 2.074/2014 após reuniões entre a SBC e o Conselho Federal de Medicina.
Prorrogada a inscrição de Temas Livres

Prorrogada a inscrição de Temas Livres para o dia 08.08. 2014. Essa será a data limite e a oportunidade de você divulgar seus trabalhos científicos no XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia.
Lei 13.003 de 24 de junho de 2014

Médicos do Brasil têm garantido o reajuste anual nos contratos e a possibilidade de arbitramento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Inscrições nos Temas Livres no XXIII CBC - João Pessoa - PB

Encontram-se abertas até 25 de julho as inscrições dos Temas Livres do XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - 2014.
XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - João Pessoa - PB

Programação Preliminar já disponível. Inscrição Prorrogada até 20 de junho 2014.
XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - João Pessoa - PB

Professores Internacionais Confirmados. Programação preliminar prevista para divulgação no dia 29 de maio de 2014.
Cervical Cytplogy Bethesda: Open comment invite-SBC

Revisão da Nomenclatura de Bethesda 2014
Agora é definitivo: Citotécnicos na CBO

Os citotécnicos já se encontram devidamente cadastrados na CBO. Parabéns pela conquista!
Atualizações das Portarias da QUALICITO

Encontra-se a disposição dos sócios. Documento norteador para a habilitação de Laboratório, tipo I e tipo II pela Qualificação Nacional em Citopatologia; Portarias 3388 e 176. Acesse os links.
Citotécnicos na Classificação Brasileira de Ocupações

É com muita satisfação, para nós que fazemos a atual diretoria da Sociedade Brasileira de Citopatologia, que anunciamos a inclusão dos citotécnicos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) muito provavelmente em 2013 ou no mais tardar, início de 2014.
Carta ao Exmo. Ministro da Saúde Dr. Alexandre Padilha

Monitoramento Externo de Qualidade. A matéria na íntegra poderá ser acessada através da intranet.
Despacho 0216/2013 do CFM - direito de emitir laudos citopatológicos

Despacho 0216/2013 do CFM - direito de emitir laudos citopatológicos. A matéria na íntegra poderá ser acessada através da intranet.
Consolidado da Tabela CBHPM

Está disponível na intranet o consolidado da Tabela CBHPM referente aos procedimentos realizados na Citopatologia. Acesse e dê sugestões atualizadas para secretaria@citopatologia.org,br
Mensagem da diretora de defesa profissional Dra. Raquel Almeida

Informações sobre o Projeto de Lei da Regulamentação da Medicina.
Mensagem da Vice-Presidente Centro-Oeste Dra. Valéria A. N. Santos

Os sócios contam agora com o CITO NOTÍCIAS SBC onde poderão encaminhar suas contribuições e sugestões.
CITO NOTÍCIAS SBC

Informamos que a partir desse mês de março começará a circular por meio eletrônico o CITO NOTÍCIAS SBC. Você sócio, aproveite e utilize mais esse canal de informações! A Diretoria
Conselho Federal de Medicina (CFM) desenvolveu projeto CRM-Digital

O CFM desenvolveu projeto que permitirá o acesso dos médicos brasileiros a um novo modelo de cédula de identificação profissional.
Senado Federal - Dispõe sobre o exercício da medicina

SCD 268/02 - Dispõe sobre o exercício da Medicina.
Eleita a nova Diretoria para o biênio 2013-2016

A diretoria será empossada na Assembléia Geral Extraordinária(AGE) convocada para o dia 07 de dezembro de 2012, durante o evento - “Revisitando a punção aspirativa (PAAF)” e “Workshop em Punção Aspirativa (PAFF)” em Curitiba.

Associação Médica Brasileira
The Internacional Academy of Cytology
Sociedad Latino Americana de Citopatologia

Intranet


 





Home | A SBC | Diretoria | Estatuto | História | Associe-se | Citonet | Artigos Científicos | Legislação | Título de Especialista |
Notícias | Informe SBC | Eventos | Links | Fale Conosco

SBC - Rua Siqueira Campos, 43, sala 736, Copacabana, CEP:22031-901 - Rio de Janeiro/RJ, Telefone (21) 2255-7502