2009

Oficina de Trabalho do Programa Diretrizes AMB/ANS

Atendendo ao convite dos Drs. Fabio B. Jatene, coordenador do Comitê, e Wanderley M. Bernardo, coordenador técnico do Programa Diretrizes da AMB e CFM, a  SBC, representada por seu presidente, Dr. Luiz Martins Collaço e pela diretora do Deptº de Educação Continuada, Dra. Conceição Queiroz, participou da  Oficina de Trabalho do Programa Diretrizes AMB/ANS.

Em São Paulo

A atividade foi realizada na sede da AMB em São Paulo, das 14 às 22h  do dia 12 de março de 2009, junto com 19 médicos de outras especialidades.

Este projeto teve início em 1999,  em um encontro em Brasília, da diretoria da AMB e conselheiros do CFM, que idealizaram uma política de atuação conjunta. O trabalho começou em outubro de 2000 e em dezembro já tinham sido elaboradas as primeiras diretrizes. Atualmente já existem 280 diretrizes e este projeto conta com a  em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que visa a priorização de patologias de importância para o Sistema de Saude.

A  Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina  estão trabalhando junto às Sociedades de Especialidade para a elaboração de Diretrizes Médicas. Para tanto têm sido realizadas oficinas de treinamento de membros das diversas Sociedades. Estas diretrizes devem ser  baseadas nas evidências científicas disponíveis na atualidade, com o objetivo de auxiliar na decisão médica e, conseqüentemente, otimizar o cuidado aos pacientes. Não é atributo da Diretriz definir a doença, sua etiologia e fisiopatologia, mas deverá conter orientação diagnóstica, terapêutica e, quando aplicável, prevenção. 

A Sociedade Brasileira de Citopatologia está envolvida no momento apenas com a Diretriz do Câncer coloretal. Entretanto, das diretrizes já existentes, a SBC deverá participar  em conjunto com outras especialidades de várias, tais como Câncer de tireóide, Câncer de bexiga, Câncer de mama (diagnóstico e tratamento) e  Carcinoma do colo do útero, sendo estas duas últimas prioritárias para o Sistema de Saude.

A Oficina de trabalho foi conduzida pelo Dr. Wanderley Bernardo, dividida em  partes. (Foi solicitado aos participantes que levassem computador para acompanhamento e exercícios durante toda a oficina).

  1. Orientação de como fazer a lista definitiva de perguntas ou questões clínicas  a serem respondidas em cada tema proposto para Diretriz;
  2. Exposição  sobre a metodologia baseada em Evidência de resposta, incluindo estratégia de busca de trabalhos científicos na PUBMED, aprendendo a utilizar diversos recursos deste sistema, com exercícios práticos;
  3. Orientação de como proceder a avaliação crítica dos trabalhos científicos.
    - Neste tópico foram revisados conceitos de Sensibilidade, Especificidade, Valor preditivo positivo e negativo, razão de verossimilhança positiva e negativa, chances pré e pós testes e  cálculos de riscos, aplicados no Programa do Oxford Centre for EBM. 
    - Abordagem sobre desenhos de estudo: coorte, caso-controle e transversal e suas sub-divisões.
    - Noções sobre força de evidência científica e grau de recomendação. 
    - Validação do estudo. No caso da SBC, os estudos são “Diagnósticos” e múltiplos itens terão que ser analisados para testar sua validade e aplicabilidade clínica.
  4. Elaboração das diretrizes.

A oficina de trabalho foi muito bem aplicada, abordando temas relevantes para análise de trabalho científicos, aliando o entendimento de forma e conteúdo à aplicabilidade clínica o que é de extrema importância na elaboração de uma diretriz médica.




Associação Médica Brasileira The Internacional Academy of Cytology Sociedad Latino Americana de Citopatologia
Vaga para Citotécnico em BH

O Instituto Mário Pena, em Belo Horizonte, oferece oportunidade de trabalho, em seu Laboratório de Anatomia Patológica, na função de Citotécnico.
Diretrizes para o rastreamento do câncer do colo do útero entram em consulta pública

Sócios, por favor contribuam com sugestões ou comentários para as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero.
Simpósio Itinerante de Citopatologia Ginecológica Recife 2015

Banner Itinerante de Citopatologia Ginecológica Recife 2015
Aulas da Dra. Dina Mody

Aulas já estão sendo enviadas para os e-mails cadastrados no site do congresso.
Resolução CFM nº 2.074/2014

Foi publicada no dia 28/07/2014 a Resolução CFM nº 2.074/2014 após reuniões entre a SBC e o Conselho Federal de Medicina.
Prorrogada a inscrição de Temas Livres

Prorrogada a inscrição de Temas Livres para o dia 08.08. 2014. Essa será a data limite e a oportunidade de você divulgar seus trabalhos científicos no XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia.
Lei 13.003 de 24 de junho de 2014

Médicos do Brasil têm garantido o reajuste anual nos contratos e a possibilidade de arbitramento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Inscrições nos Temas Livres no XXIII CBC - João Pessoa - PB

Encontram-se abertas até 25 de julho as inscrições dos Temas Livres do XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - 2014.
XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - João Pessoa - PB

Programação Preliminar já disponível. Inscrição Prorrogada até 20 de junho 2014.
XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - João Pessoa - PB

Professores Internacionais Confirmados. Programação preliminar prevista para divulgação no dia 29 de maio de 2014.
Cervical Cytplogy Bethesda: Open comment invite-SBC

Revisão da Nomenclatura de Bethesda 2014
Agora é definitivo: Citotécnicos na CBO

Os citotécnicos já se encontram devidamente cadastrados na CBO. Parabéns pela conquista!
Atualizações das Portarias da QUALICITO

Encontra-se a disposição dos sócios. Documento norteador para a habilitação de Laboratório, tipo I e tipo II pela Qualificação Nacional em Citopatologia; Portarias 3388 e 176. Acesse os links.
Citotécnicos na Classificação Brasileira de Ocupações

É com muita satisfação, para nós que fazemos a atual diretoria da Sociedade Brasileira de Citopatologia, que anunciamos a inclusão dos citotécnicos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) muito provavelmente em 2013 ou no mais tardar, início de 2014.
Carta ao Exmo. Ministro da Saúde Dr. Alexandre Padilha

Monitoramento Externo de Qualidade. A matéria na íntegra poderá ser acessada através da intranet.
Despacho 0216/2013 do CFM - direito de emitir laudos citopatológicos

Despacho 0216/2013 do CFM - direito de emitir laudos citopatológicos. A matéria na íntegra poderá ser acessada através da intranet.
Consolidado da Tabela CBHPM

Está disponível na intranet o consolidado da Tabela CBHPM referente aos procedimentos realizados na Citopatologia. Acesse e dê sugestões atualizadas para secretaria@citopatologia.org,br
Mensagem da diretora de defesa profissional Dra. Raquel Almeida

Informações sobre o Projeto de Lei da Regulamentação da Medicina.
Mensagem da Vice-Presidente Centro-Oeste Dra. Valéria A. N. Santos

Os sócios contam agora com o CITO NOTÍCIAS SBC onde poderão encaminhar suas contribuições e sugestões.
CITO NOTÍCIAS SBC

Informamos que a partir desse mês de março começará a circular por meio eletrônico o CITO NOTÍCIAS SBC. Você sócio, aproveite e utilize mais esse canal de informações! A Diretoria
Conselho Federal de Medicina (CFM) desenvolveu projeto CRM-Digital

O CFM desenvolveu projeto que permitirá o acesso dos médicos brasileiros a um novo modelo de cédula de identificação profissional.
Senado Federal - Dispõe sobre o exercício da medicina

SCD 268/02 - Dispõe sobre o exercício da Medicina.
Eleita a nova Diretoria para o biênio 2013-2016

A diretoria será empossada na Assembléia Geral Extraordinária(AGE) convocada para o dia 07 de dezembro de 2012, durante o evento - “Revisitando a punção aspirativa (PAAF)” e “Workshop em Punção Aspirativa (PAFF)” em Curitiba.

Associação Médica Brasileira
The Internacional Academy of Cytology
Sociedad Latino Americana de Citopatologia

Intranet


 





Home | A SBC | Diretoria | Estatuto | História | Associe-se | Citonet | Artigos Científicos | Legislação | Título de Especialista |
Notícias | Informe SBC | Eventos | Links | Fale Conosco

SBC - Rua Siqueira Campos, 43, sala 736, Copacabana, CEP:22031-901 - Rio de Janeiro/RJ, Telefone (21) 2255-7502