2009

Programa do 4º Ano de Residência em Citopatologia

A Citopatologia, por decisão do Conselho Federal de Medicina passou a ser área de atuação da Anatomia Patológica, cabendo então a realização de R4 específico nesta área do conhecimento. No entanto, ainda não existe, até o momento, nenhum serviço com o R4 credenciado, portanto utilizando o bom senso fizemos a grade que será desenvolvida em nosso Serviço, como segue:

 Programa do 4º Ano de Residência
(R4 Opcional em Citopatologia)
 

  • Carga Horária Anual: 2880 horas
  • Carga Horária Semanal: 60 horas

 
Atividades: reuniões científicas, citopatologia geral e ginecológica e punção aspirativa por agulha fina.

Em conhecimentos técnicos-administrativos, a R4 irá se inteirar de toda a dinâmica de recepção, registro, processamento técnico, exame microscópico e diagnóstico, digitação e liberação do laudo, entrega do laudo e atendimento pós-analítico ao cliente. Além disso, da necessidade de confecção dos procedimentos operacionais padrão (POP), controle da qualidade interno e externo e biossegurança.
         

O nosso Serviço possui um ambulatório para coleta de material pela técnica de punção aspirativa por agulha fina (PAAF), onde a R4 terá oportunidade de treiná-la. Nos casos em que não há nódulo palpável, a coleta pela PAAF será realizada no Serviço de Ultrassonografia do Hospital.

A R4 será treinada ainda em diagnósticos de citologia ginecológica e geral e de material colhido por PAAF.
 
A R4 deve participar das Reuniões de Estudo de Citologia Ginecológica e Geral (semanais) e das aulas teóricas e/ou práticas ministradas aos R1, às 2ª.f, 8 hs, no 1º. semestre do ano.
A R4 terá obrigatoriedade de estudar, sob supervisão do docente responsável, no mínimo, o seguinte número de lâminas: Citologia geral- 200 lâminas; Citologia Ginecológica- 2000 lâminas, e PAAF- 500 lâminas.

Deverá fazer as provas do Robbins previstas no calendário de provas e apresentar ao final do curso uma monografia. Está deverá ser pertinente aos assuntos estudados e sob a supervisão de docente titulado. O trabalho deverá ser encaminhado para publicação em revista especializada, sob a forma de artigo científico.

A R4 deverá participar dos Programas de Controle da Qualidade Externos: o PICQ, da Sociedade Brasileira de Patologia e o CITONET, da Sociedade Brasileira de Citopatologia.  O  CITONET é um programa promovido pela Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC)  baseado em imagens e com visão de teste de proficiência, com o objetivo de  proporcionar maior integração clínico-laboratorial;
 - O  CITONET é um programa promovido pela Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC)  baseado em imagens, funcionando como teste de proficiência. O objetivo  é proporcionar maior integração clínico-labortatorial;
 - Cada participante inscrito receberá um login e uma senha que permitirá o uso da área restrita do site do Citonet - www.sbccitonet.com.br;
 - A Modalidade "CITONET ON-LINE" apresenta doze (12) rodadas por ano, sendo seis rodadas simples com cinco casos de citopatologia ginecológica e seis rodadas especiais com cinco casos de citopatologia ginecológica e três casos de citopatologia geral (citologia de líquidos e punção aspirativa). Todos os casos das rodadas especiais serão acompanhados de três questões de múltipla escolha sobre o tema do caso, e para os casos de citologia geral terá também uma pergunta com cinco alternativas de resposta com os possíveis diagnósticos. Sempre no primeiro dia do mês entrará uma nova rodada no ar;
 - As rodadas simples e especiais ocorrerão de forma alternada. Nos meses pares haverá rodada especial e nos meses ímpares  rodada simples;
 - Cada caso apresentará em média entre oito (8) e doze (12) campos. Cada um dos campos, quando couber, terá ampliações representativas dos quadrantes e após a análise das imagens, o usuário lança seu diagnóstico para citopatologia ginecológica no próprio site. Quando a rodada encerrar um e-mail,será automaticamente enviado para o endereço eletrônico fornecido no momento do cadastramento, apresentando uma breve discussão sobre cada caso, comparando os diagnósticos lançados com os diagnósticos de referência e também disponibilizando um link para uma página contendo imagens colposcópicas e/ou histopatológicas referentes aos casos em questão;
 - A emissão dos certificados será anual e  baseada nas seguintes categorias:
a)   Assinantes que responderem  pelo menos nove rodadas independente de pontuação -  certificado de Participação;
b)   Assinantes que participarem de pelo menos nove rodadas e obtiverem média de  70% de acerto - certificado de Participação com Proficiência;
c)  Assinantes que participarem de pelo menos nove rodadas e obtiverem média de  80% ou mais de acerto - certificado de Participação com Excelência.
 - Para inscrições de pessoas jurídicas, o laboratório cadastrará um login e senha para poder ter acesso e responder aos casos das rodadas disponíveis. Toda a correspondência será enviada à pessoa jurídica, aos cuidados do médico responsável pelo programa informado no formulário de inscrição.




Associação Médica Brasileira The Internacional Academy of Cytology Sociedad Latino Americana de Citopatologia
Vaga para Citotécnico em SP

O Grupo Fleury , São Paulo, oferece oportunidade de trabalho, uma vaga para atuar com Citologia.
Vaga para Citotécnico em BH

O Instituto Mário Pena, em Belo Horizonte, oferece oportunidade de trabalho, em seu Laboratório de Anatomia Patológica, na função de Citotécnico.
Diretrizes para o rastreamento do câncer do colo do útero entram em consulta pública

Sócios, por favor contribuam com sugestões ou comentários para as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero.
Simpósio Itinerante de Citopatologia Ginecológica Recife 2015

Banner Itinerante de Citopatologia Ginecológica Recife 2015
Aulas da Dra. Dina Mody

Aulas já estão sendo enviadas para os e-mails cadastrados no site do congresso.
Resolução CFM nº 2.074/2014

Foi publicada no dia 28/07/2014 a Resolução CFM nº 2.074/2014 após reuniões entre a SBC e o Conselho Federal de Medicina.
Prorrogada a inscrição de Temas Livres

Prorrogada a inscrição de Temas Livres para o dia 08.08. 2014. Essa será a data limite e a oportunidade de você divulgar seus trabalhos científicos no XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia.
Lei 13.003 de 24 de junho de 2014

Médicos do Brasil têm garantido o reajuste anual nos contratos e a possibilidade de arbitramento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Inscrições nos Temas Livres no XXIII CBC - João Pessoa - PB

Encontram-se abertas até 25 de julho as inscrições dos Temas Livres do XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - 2014.
XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - João Pessoa - PB

Programação Preliminar já disponível. Inscrição Prorrogada até 20 de junho 2014.
XXIII Congresso Brasileiro de Citopatologia - João Pessoa - PB

Professores Internacionais Confirmados. Programação preliminar prevista para divulgação no dia 29 de maio de 2014.
Cervical Cytplogy Bethesda: Open comment invite-SBC

Revisão da Nomenclatura de Bethesda 2014
Agora é definitivo: Citotécnicos na CBO

Os citotécnicos já se encontram devidamente cadastrados na CBO. Parabéns pela conquista!
Atualizações das Portarias da QUALICITO

Encontra-se a disposição dos sócios. Documento norteador para a habilitação de Laboratório, tipo I e tipo II pela Qualificação Nacional em Citopatologia; Portarias 3388 e 176. Acesse os links.
Citotécnicos na Classificação Brasileira de Ocupações

É com muita satisfação, para nós que fazemos a atual diretoria da Sociedade Brasileira de Citopatologia, que anunciamos a inclusão dos citotécnicos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) muito provavelmente em 2013 ou no mais tardar, início de 2014.
Carta ao Exmo. Ministro da Saúde Dr. Alexandre Padilha

Monitoramento Externo de Qualidade. A matéria na íntegra poderá ser acessada através da intranet.
Despacho 0216/2013 do CFM - direito de emitir laudos citopatológicos

Despacho 0216/2013 do CFM - direito de emitir laudos citopatológicos. A matéria na íntegra poderá ser acessada através da intranet.
Consolidado da Tabela CBHPM

Está disponível na intranet o consolidado da Tabela CBHPM referente aos procedimentos realizados na Citopatologia. Acesse e dê sugestões atualizadas para secretaria@citopatologia.org,br
Mensagem da diretora de defesa profissional Dra. Raquel Almeida

Informações sobre o Projeto de Lei da Regulamentação da Medicina.
Mensagem da Vice-Presidente Centro-Oeste Dra. Valéria A. N. Santos

Os sócios contam agora com o CITO NOTÍCIAS SBC onde poderão encaminhar suas contribuições e sugestões.
CITO NOTÍCIAS SBC

Informamos que a partir desse mês de março começará a circular por meio eletrônico o CITO NOTÍCIAS SBC. Você sócio, aproveite e utilize mais esse canal de informações! A Diretoria
Conselho Federal de Medicina (CFM) desenvolveu projeto CRM-Digital

O CFM desenvolveu projeto que permitirá o acesso dos médicos brasileiros a um novo modelo de cédula de identificação profissional.
Senado Federal - Dispõe sobre o exercício da medicina

SCD 268/02 - Dispõe sobre o exercício da Medicina.
Eleita a nova Diretoria para o biênio 2013-2016

A diretoria será empossada na Assembléia Geral Extraordinária(AGE) convocada para o dia 07 de dezembro de 2012, durante o evento - “Revisitando a punção aspirativa (PAAF)” e “Workshop em Punção Aspirativa (PAFF)” em Curitiba.

Associação Médica Brasileira
The Internacional Academy of Cytology
Sociedad Latino Americana de Citopatologia

Intranet


 





Home | A SBC | Diretoria | Estatuto | História | Associe-se | Citonet | Artigos Científicos | Legislação | Título de Especialista |
Notícias | Informe SBC | Eventos | Links | Fale Conosco

SBC - Rua Siqueira Campos, 43, sala 736, Copacabana, CEP:22031-901 - Rio de Janeiro/RJ, Telefone (21) 2255-7502